Porque começar a programar com javascript ?

Eaee devs, bem vindos a mais uma postagem do café para programar ☕. Meu nome é Jorge Fortunato e eu faço programa 😏.

Hoje trago esse conteúdo especialmente para você que quer aprender a programar mas não sabe por onde começar ou para você que já sabe o básico mas se sente meio perdido, Hoje contar um pouco sobre o javascript, a linguagem que me deu meu primeiro emprego na área.

Inicio de carreira estamos completamente perdidos, tantas tecnologias como: python, javascript, java, php. É realmente difícil escolher o que fazer quando você não sabe para que cada coisa serve. E para te ajudar a não perder tempo hoje venho lhe falar da palavra do javascript, e alguns motivos do porque você deveria começar com essa linguagem.

 

Sintaxe simples

O javascript é uma linguagem que possui tipagem dinâmica, o que significa que você não precisa se preocupar muito em ficar convertendo as variáveis, vai somente precisar converter de String para Números quando precisar fazer algum cálculo, mas isso já é bem mais simples que um java da vida. Além disso a sintaxe do javascript é muito amigável para iniciantes por ela ser de alto nível, linguagens de alto nível são basicamente linguagens que estão mais próximas do ser humano do que da maquina. O que significa que ela é mais comparável a uma receita de bolo do que um amontado de números binários (como é o assembly).

 

Fácil de aprender

Além da própria natureza do javascript de ser uma linguagem mais simples. Existem outros motivos do porque é mais fácil começar com o javascript.

Preparo do ambiente de desenvolvimento:

Diferente de outras linguagens como java ou até mesmo python onde você tem que baixar jdk ou python3/2, fazer instalação, escolher uma IDE etc…

No javascript Tudo o que você precisa é um editor de texto (você pode usar até mesmo o bloco de notas) e um navegador.

FeedBack instantâneo

Pelo javascript ter sido criado exatamente para interações com o usuário no html, praticamente tudo o que você vai desenvolver será interativo ou visível. O que vai te dar aquela satisfação de ver seu código ganhando vida e isso é ótimo para que você não desanime dos estudos logo de cara.

 

Possui orientação a objetos

O javascript é uma linguagem que possui vários paradigmas. Dentre eles a orientação a objeto. Então você pode usar o javascript para aprender todos os conceitos de classes, herança, polimorfismo, encapsulamento, entre outros.

E ele também possui o paradigma funcional que esta ficando muito popular nas linguagens mais modernas. Isso abre um leque de possibilidades para o futuro.

 

Reaproveitamento de conhecimento

Um dos melhores motivos para aprender o js é que você consegue fazer muita coisa com essa  linguagem, você consegue criar tanto o backend da aplicação com nodeJS e mongoDB quanto criar o frontend usando javascript com html ou uma framework/biblioteca como ReactJSAngular. Você pode também criar sistemas para desktop usando o Electron ou até mesmo criar aplicações nativas para android e ios usando o React Native. Isso tudo com somente uma linguagem, é realmente incrível.

 

Mercado de trabalho

O mercado usa javascript! são milhares de vagas para desenvolvedores javascript por todo o Brasil. E o numero de vagas só aumenta com o passar dos anos já que o javascript consegue sempre se manter atual graças as suas frameworks. Inclusive isso até já virou meme, porque é incrível o tanto de framework que é criada em js, dizem que a cada respirada que você da morrem dois chineses e nasce pelo menos 3 frameworks javascript.

Mas as principais que eu recomendaria você aprender são: Angular, ReactJS, React Native. E também o NodeJS que é mais uma plataforma do que uma framework. É legal aprender ele para que você consiga criar aplicações completas com um backend e um front.

 

E ai se interessou nessa linguagem ?? se quiser ver alguns cursos gratuitos para você começar a programar se liga nessa nossa postagem: 5 Cursos gratuitos para aprender a programar. Tem alguns de javascript e html que eu recomendo imensamente.