5 Cursos gratuitos para aprender a programar

Fala rapazes, bem vindos ao primeiro post do blog Café para Programar. Meu nome é Jorge Fortunato e eu faço programa 🙄☕☕

Nesse clima de quarentena trago para vocês os 5 melhores cursos gratuitos de programação para iniciantes (na minha opinião logico). Todos os cursos são cursos que já fiz e recomendo, principalmente para quem ta querendo começar na área e não tem muito dinheiro para torrar.

 

CURSO EM VÍDEO (Guanabara)

Não tem como falar de cursos de programação sem citar o inusitado Gustavo Guanabara.

O curso em vídeo possui diversos cursos desde Java, Python até Javascript, PHP e HTML e todos GRATUITOS, você pode acessa-los pelo canal do curso em vídeo no youtube.

aqui vai alguns dos melhores.

1 – Curso de Python 3

O curso de python 3 do guanabara atualmente já possui 3 módulos, cada um com cerca de 50 vídeo-aulas. Com ele você aprende desde o básico do básico até o intermediário, é um curso perfeito para quem ta começando porque ensina muito bem algoritmos, que é essencial para iniciantes. Além de tudo possui uma qualidade e uma didática muito difícil de encontrar até em cursos pagos.

2 – Curso de Javascript

O curso de javascript é uma deliçinha!! Para quem quer começar com desenvolvimento web ele é perfeito, também não precisa de nenhum requisitos já que trata desde algoritmos até manipulação da DOM. Nele aprendemos a base da linguagem javascript com ES6 e de quebra um pouco de HTML5 e CSS3. Apesar de não possuir muitas aulas é um conteúdo excelente tanto em didática quanto em qualidade como já é de costume dos cursos do Guanabara. OBS: Quem for fazer esse curso recomendo fazer antes o de HTML5 e CSS3 da b7web que cito mais abaixo.

3 – Curso de MySQL

Lógico que não poderia faltar um curso de banco de dados com SQL. Esse curso é excelente, não se apega muito na teoria e vai direto para prática, oque é excelente porque a partir da pratica conseguimos ter uma noção melhor de como estruturar um banco de dados. Quem já teve aula de banco de dados na faculdade sabe o quão confuso pode ser começar pela parte teórica.

 

B7Web

A b7Web é a plataforma de cursos do Bonieky Lacerda. Geralmente são cursos pagos mas eles possuem alguns mais básicos que são gratuitos.

4 – Curso de HTML e CSS

O curso de html e css da b7web é um curso bem básico e por isso é bom para iniciantes. Nele aprendemos sobre tags, atributos, semântica, responsividade, flexbox e muito mais. E no ultimo módulo colocamos tudo em prática desenvolvendo um site. Recomendo fazer esse curso e então partir para o de javascript do guanabara.

 

Erick Wendel

Esse rapaz charmoso ai é o Erick Wendel ele é co-organizador das comunidades NodeBR, Javascript São Paulo, Nerdzão e Nerdgirlz. E vamos finalizar essa lista com o curso de NodeJS dele.

5 – Curso de NodeJS

O curso de Node do Erick é excelente, como todos os outros que indiquei aqui. Nele vocês vão aprender desde o básico de Node como npm, manipulação de arquivos, funções assincronias até banco de dados com PostGreSQL e MongoDB. Também aprenderá sobre requisições HTTP. Recomendo fazer esse curso somente após os anteriores que citei.

É isso rapazes, Com esses cursos vocês já conseguem desenvolver uma aplicação simples desde o Backend (NodeJS e Banco de dados) até o frontend (HTML, CSS e JS) o que já é mais que o suficiente para você começar a criar seu portfólio e seus projetos pessoais, até mesmo fazer alguns freelas com criação de sites estáticos.

Ainda tenho mais alguns cursos para indicar porém os outros já não são tão básicos então ficarão para um outro post, qualquer dúvida podem vir trocar ideia comigo no meu instagram pelo direct: @cafeparaprogramar ou deixar um comentário abaixo 👇, um abraço e até a próxima! 🖖🖖

 

créditos da capa: Negócio vetor criado por pikisuperstar – br.freepik.com